quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Eu vejo flores em você...

Flores que ganhei do meu esposo!
A sintonia é tão grande que pensei em pedir para que ele compra-se flores para casa, e mesmo sem eu fazer o pedido ele me trouxe as flores e com o significado e intensão própria para a ocasião, adorei!
Eis o universo conspirando a nosso favor.




O lírio sempre foi visto como o símbolo da pureza e é uma das flores mais antigas do mundo. Pode ser encontrado em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, onde era dedicado à Hera.

O lírio é relacionado à Virgem Maria, em homenagem à sua pureza e, talvez por esse motivo, seja muito usado em buquês de noiva e em festas religiosas.

Na alquimia, fabricava-se um perfume mágico a partir desta flor, que era usado para queimar no recinto onde se realizavam ritualísticas. Também existia uma crença que a flor ajudava a reconciliar os amantes: um pedaço do seu bulbo teria o poder de reaproximar os namorados que romperam as relações.

Narra a mitologia, que a conselho de Minerva, Juno deu seu seio a Hércules, que havia sido abandonado no campo por Alcmene, sua mãe. O jovem herói teria sugado o seio com tanta força, que o leite esguichou em grande quantidade. As gotas que se espalharam no céu formaram a Via Láctea e as que caíram na terra transformaram-se em lírios.

Outra curiosidade sobre esta flor é que no século XVII, o lírio era usado para decorar igrejas em homenagem à Virgem Maria, como símbolo de sua virgindade. Antes, porém, retiravam do lírio os órgãos masculinos e femininos (estames e pistilos), pois só assim a flor seria "verdadeiramente virgem".

O lírio está incluído numa antiga lista de plantas consideradas mágicas, que teriam o poder de proteger contra bruxaria: dentro de casa, transformaria as más vibrações, e no jardim, funcionaria como uma barreira contra malefícios.

Fonte de informações: Simone Schoenmaker e Luiz Octávio Cavicchio

3 comentários:

  1. Hello! I'm at work browsing your blog from my new iphone 4! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Keep up the superb work!
    Here is my blog :: cheap christian louboutin sale

    ResponderExcluir
  2. A serenidade das palavras escritas em seu blog é magnífica. Faço parte dos educadores multiplicadores . Venha ser nossa parceira também.
    Digite:http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/ ou clic no link do meu blog, na lateral.(ednarslima.blogspot.com )
    São educadores assim como você, criativos e apaixonados pela profissão.

    ResponderExcluir
  3. Hmm it appears like your website ate my first comment (it was super long) so I guess
    I'll just sum it up what I submitted and say, I'm thoroughly enjoying your blog.
    I as well am an aspiring blog blogger but I'm still new to the whole thing. Do you have any helpful hints for inexperienced blog writers? I'd really appreciate
    it.

    My web blog バーバリー 時計

    ResponderExcluir