segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ervas que curam



Não é de hoje que se tem o costume de usar os chás de ervas como terapia de ajuda no combate a certas doenças.
Ou pelo simples prazer em apreciá-los.
A Mãe natureza oferece ao homem uma infinidade de plantas com seus valores medicinais.
E o seu uso é tão antigo quanto a humanidade.
Então vamos aproveitar os benefícios que estas ervas tem a nos oferecer.

ALHO "Alium sativum Poderoso depurativo do sangue, é expectorante, antiséptico pulmonar, antinflamatório, antibacteriano, tônico, vermífugo, hipoglicemiante, antiplaquetártio, antioxidante, diminui o colesterol e a viscosi-dade sanguínea. É altamente indicado em diabetes, hipertensão, bronquites, asma e gripes.

AMEIXEIRA "Prunus Doméstica Tanto as folhas como o fruto, servem para soltar o intestino e regularizar as funções digestivas. Como consequência melhoram a pele.

ARRUDA "Ruta Graveoleons" A RUTINA (principio ativo) aumenta a resistência de vasos capilares sanguíneos, evita a ruptura, provoca uma leve contração do útero, estimula as fibras musculares. Indicado especialmente nos reumatismos, nevralgias, verminoses e problemas respiratórios, sua inalação abre os brônquios. É emenagoga, antiespasmódica e estimulante.

ARTEMISIA "Artemísia vulgaris"  Planta feminina que tem ação estimulante sobre o útero e deve ser evitada por mulheres grávidas, por ser emenagoga. O CHÁ combate problemas de ovários, ciclo menstrual irregular, lombrigas e anemia (2xícaras/dia no máximo).

BOLDO CHILENO "Peomus boldus"  Poderoso digestivo e hepático, com propriedades tônicas e estimulantes, ativa a secreção salivar, biliar e gástrica em casos de hipoacidez e dispepsias. Muito utilizado em hepatite crônica e aguda.

CABELO DE MILHO "Zea Mays" Poderoso diurético, regula as funções dos rins e da bexiga removendo areias e pedras. Chá dos cabelos de milho baixa a pressão e desintoxica o sangue. Não se recomenda o uso em casos adiantados de inflamação nos rins ou bexiga.

CALÊNDULA "Calendula officinalis" Famoso por ser antialérgica e cicatrizante, ainda cura e diminui a gastrite e a úlcera duodenal, pois tem ação antitumoral. O ácido oleanóico suaviza e refesca peles sensíveis e queimadas pelo sol. Favorece a regeneração de tecidos danificados e é antisséptico.

CAMOMILA "Matricaria chamomilla" De origem egipcia, tem propriedades calmantes, digestivas em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrointestinal, colites, cólicas, é também antialérgico e anti inflamatório, podendo reconstiuir a flora intestinal.

CANA DO BREJO "Costus spicatus"  Excelente diurético, ajuda a eliminar pedras na bexiga, sífilis e inflamações nos rins. Ainda combate a arteriosclerose. A raiz em pó serve de cataplasma para hérnias, inchaços e contusões.

CANELA "Cinnamomum zeylanicum" Originária do Sri Lanka, sudeste da Índia, é aromático, estimulante da circulação, do coração e aumenta a pressão. Provoca a contração de músculos e do útero, por isso é hemenagoga.

CAPIM CIDRÃO "Cymbopogon citratus" Originária da Índia, é sedativa, analgésica e anti-térmica, promove uma diminuição da atividade motora e aumenta o tempo de sono. Combate o histerismo e outras doenças nervosa.

CRAVO DA INDIA "Syzygium aromaticum" Excitante e aromático, alivia dor de dente. Facilita a menstruação.

ERVA CIDREIRA "Melissa officinalis" Tranquilizante e sedativa, induz ao sono e permite o controle das emoções. Indicada em crises nervosas, taquicardia, histerismo e depressão. O mirceno é o responsável pelo seu papel analgésico, no alívio de dores e da pressão alta.

ERVA DOCE "Pimpinella anisum" Calmante, combate insônia, náuseas, cólicas e vômitos. Reestabelece a menstruação e aumenta o leite materno.

EUCALIPTO AROMÁTICO "Eucaliptus globulos" Poderoso aintiséptico, é indicado para uso em inalações, para problemas pulmonares, bronquite, asma, inflamações da garganta.

GENGIBRE "Zingiber officinalis" Estimulante gastrointestinal, é ainda um bom anti-inflamatório que apresenta resultados contra o reumatismo e artrites.

GINKGO BILOBA: Árvore considerada um fóssil vivo, ancestral do carvalho, é mencionada nos escritos chineses de 2800 anos A.C. e considerada sagrada no Oriente. Tem ação preventiva e curativa na oxidação das células e no envelhecimento. Estimulante da circulação, diminui a hiperagregação plaquetária, evitando tromboses. Indicado ainda contra micro varizes, artrite e cansaço nas pernas.

GINSENG COREANO "Panax Ginseng Estimulante, pode elevar a pressão arterial. Portanto, não é recomendada para hipertensos. Dose máxima, duas colheres pequenas ao dia.

GUACO "Mikania glomerata" Dissolve catarro dos brônquios, expele secreções típicas de resfriados e bronquite, amenizando inflamações de garganta.

GUARANÁ "Paullinia cupana" Os índios Maués a chamam de Paullinia cupana, da Amazônia, um extraordinário estimulante, que dá energia física ao organismo. Contém muita cafeína. Indicado para casos de esgotamento físico, atividades intelectuais, e é afrodisíaco.

JASMIM "Gardenia jasminoides" Diurético e estimulante indicado como xarope contra tosse e gripe. Ótimo colírio contra inflamações dos olhos.

LOURO "Laurus nobilis" Santo remédio contra má digestão e ressaca alcoólica, doenças de fígado e estômago. (Uso no cozimento do feijão, dá um tempero especial)

MACELA/FLOR "Achyzocline satureoides" Planta aromática com inflorescências usadas em travesseiros com finalidades calmantes. Em chá é indicado para problemas digestivos, azia e para acalmar cólicas abdominais.

MALVA "Malva sylvestris" Hortaliça muito indicada para problemas respiratórios, favorece a cicatrização e processos gastrointestinais, com benefícios à pele.

MANJERICÃO: "Ocimum basilicum" Digestivo que elimina gases.( Uso em molhos, muito bom)
MARACUJÁ "Passiflora alata" A Passiflora tem ação tranquilizante, antiespasmódica e diurética. Indicada em dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosas. Contra-indicado em pressão baixa.(Adoro suco e mousse)

MIL FOLHAS/NOVALGINA "Aquiléa millefolium Uma das ervas mais importantes e poderosa da farmacopéia. O chá é bom para baixar febre, aliviar dores, reumatismo, varizes, insônia, pressão alta, má circulação, males do estômago e fígado. A infusão forte transformada em cubos de gêlo, deve ser aplicado sobre hemorróidas. Em temperatura morna em banhos de assento contra problemas ginecológicos.

NÓZ MOSCADA "Myristica fragans Digestiva e anti-reumática, muito utilizada contra pressão alta.(Especiaria muito valorizada na época das grandes navegações)

POEJO "Mentha pylegium" Bom para gripes e resfriados mas seu limite de consumo é de duas xícaras ao dia.( esse me faz recordar a infância, minha mãe dava-me  para curar resfriados)

QUEBRA PEDRA "Phylantus niruri" Famoso por sua ação diurética, é ainda hipoglicemiante, antibactericida e anticancerígena, age principalmente no fígado. Obteve sucesso em testes contra a hepatite tipo B. Dissolve cálculos renais, promove a desobstrução da uretra e a eliminação do ácido úrico. Contra indicado na gravidez.


ROMÃ/CASCAS  "Punica granathum"  Adstringente, contra inflamações de garganta, amigdala e cólicas. Elimina vermes e lombrigas.

 SALVIA "Salvia officinalis" Erva hipoglicemiante, que não é tão amarga como outras e ainda tem ação antiséptica, adstrigente e estimulante. Usada como desodorante, tem a capacidade de fechar os poros e reter a sudorese. É contra indicado em gravidez e lactação.

                                                             
Beijos de sol a iluminar a todos!


8 comentários:

  1. Que lista fantástica!!! Vou guardar nos favoritos, sempre dá jeito!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Amei essa sua postagem!!!!!!!
    Muito bom!!!
    Beijos
    Paulinha

    ResponderExcluir
  3. HUMMMMM... um chazinho tem o seu charme, né??? O de camomila e o de erva cidreira são os meus favoritos!!!
    Obrigada pelas indicações de cada plantinha, adorei!!! Vc é mto gentil!!!


    bjs mil!!!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente amiga a natureza oferece tudo de bom,amei saber um pouco mais das ervas!!!

    Beijos e ótima terça!

    ResponderExcluir
  5. Olá florzinha!
    Eu amooo chá!
    Hj fiz um de erva doce hummm...tão bom...
    Beijinhos querida e um lindo dia pra vc.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  6. Oi querida! Aquele açúcar dá para fazer com qualquer rosa e de qualquer côr. Se bem que as rosas maiores serão mais aconselhadas pois como elas se devem manter no frasco até o açúcar termirar, elas mirram um pouco então se a pétala já é pequena, não será tão fácil de a gente olhar e retirar antes de deitar num chá por ex. Mas é só por isso mas tem quem não se importe.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Ai Paty, você toma chá? Menina, "numdôconta" rsrs, o máximo é um de canela ou famoso chá mate leão e só. Ainda prefiro meu leite desnatado com toddy ou um cappuccino kkk.
    Você precisava conhecer meu amigo João, super bruxinho, adora chás, planta ervas e usa-as em sua culinária, um luxo só.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Excelente post, bem esclarecedor !!!
    Parabéns !!

    http://www.ervasmendicinaiscuram.com/

    ResponderExcluir